Rua César Frank nº 08 - Parque Brasil
CEP: 04843-100 - São Paulo - SP
11 5928.4146 ou 11 5929.5332
secretaria@colegiointellectus-sp.com.br

Cuidados básicos com as crianças no verão

Resultado de imagem para Cuidados básicos com as crianças no verão"

Ah, o verão! A estação mais quente do ano requer cuidados especiais com as crianças, que ficam mais suscetíveis. Para sua família passar por essa estação sem preocupações, reunimos alguns cuidados com as crianças no verão.

De olho na alimentação

Manter uma rotina alimentar nas férias é uma tarefa não tão simples de ser seguida. Especialmente entre viagens e festas de final de ano. Alguns pontos fora do padrão virão e isso não vai atrapalhar a alimentação do pequeno. É só não deixar que a exceção vire uma regra nesse período de férias.

Além disso, uma alimentação mais leve, com menos gordura, é muito bem-vinda quando o clima está muito quente. Isso porque no calor a circulação sanguínea aumenta na região da pele para não superaquecermos. E quanto mais comemos, mais sangue vai para o aparelho digestivo. Ou seja, nosso corpo gera uma alta demanda por sangue, causando cansaço, sono e até tontura.

Hidratação

A água é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas devemos ficar ainda mais de olho na quantidade de água que as crianças estão bebendo. Isso porque elas perdem líquidos mais rapidamente que os adultos. No verão esse cuidado é ainda mais importante. O suor corporal aumenta e precisamos de ainda mais água para regular nossa temperatura.

Estimule que as crianças tenham sempre uma garrafinha de água, assim fica mais fácil que elas se lembrem de se hidratar. Entre brincadeiras e passeios também é sempre importante ter a pausa da água, em que adultos e crianças param por alguns minutos para recuperar o fôlego e beber bastante água. E que tal aproveitar da água dos alimentos? Melancia, tomate, melão, cenoura e abacaxi são alguns dos muitos alimentos que mais ajudam na hidratação.

Piscina e mar

Muita atenção: mesmo que a criança saiba nadar, existem vários fatores que devem ser levados em consideração quando o assunto é água. Não deixe a criança sozinha na piscina, tenha sempre a presença de um adulto por perto. Antes de deixar a criança entrar na piscina certifique-se sobre a segurança dos ralos, que devem estar protegidos com telas protetoras. Se for a piscina de um clube ou de um hotel, não deixe de perguntar para os funcionários sobre os horários de funcionamento da bomba da piscina.

Já no mar vale sempre a frase “água no umbigo, sinal de perigo”. Crianças não devem ficar seja no mar, rio, represa ou lagos. Um adulto deve sempre acompanhar o pequeno e ficar atento quanto ao nível da água e força da maré.

Sol

Nesta época do ano a exposição dos raios solares é ainda mais intensa, e a atenção deve ser proporcional. Bebês de até 6 meses não podem usar protetor solar, por isso, atenção aos horários em que ele ficará exposto ao sol. Entre os 6 meses e 5 anos é recomendado que a criança use protetores infantis, que têm menos substâncias químicas. O horário de tomar sol é até às 10h da manhã e, depois, a partir das 16h, regra que vale para adultos e crianças.

Segurança na praia

E se vocês forem curtir o verão na praia, não deixe de colocar uma pulseirinha com identificação na criança. Coloque o nome dela, seu nome e celular. Mesmo ficando perto dos pequenos e tomando todos os cuidados possíveis, às vezes numa fração de segundos podemos nos desencontrar deles e, se isso acontecer, o melhor é que eles estejam identificados.

Se você estiver na praia e encontrar uma criança perdida e sem identificação, antes de mais nada, acalme a criança, pergunte o nome de seus pais e peça para que as pessoas a sua volta chamem pelo nome dos pais e que as pessoas ao redor delas façam o mesmo. Essa é uma forma de fazer com que a mensagem chegue de forma rápida para todos os lados, sem que a criança tenha que sair de onde está. Se ainda assim não encontrarem os pais, procure pelo posto policial mais próximo.

São alguns cuidados que podem ajudar seu verão e o verão de outras famílias ser ainda mais legal e divertido. Aproveitem!

Fonte: Leiturinha