Benefícios da inclusão escolar de crianças autistas

a_escola_790x505_17032019155714

Uma escola adequada e com profissionais preparados melhorou o desempenho da criança e a relação familiar
Conseguir que escolas, municipais, estaduais e particulares, cumpram as leis para a adequação de crianças com necessidades pode ser torturante para os pais. São diversas as recusas e desculpas, desde não haver vagas para as crianças até a falta de cuidadores em sala, mas os benefícios de incluir os filhos autistas no sistema de ensino são inúmeros.

A teraupeuta Josiane Mariano, mãe de Hector, de 8 anos, encarou diversos problemas para incluir o filho com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no ensino fundamental. "Foi bastante tortuoso. Houve uma grande dificuldade em encontrar alguma escola que o aceitasse sem maiores 'poréns'", explicou. A falta de profissionais preparados para receber a criança, a falta de experiência da escola e a falta de vagas foram algumas das recusas que ouviu. "Escutei isso por diversas vezes ao procurar ingresso na escola de ensino fundamental até encontrar uma escola ideal, que nos recebeu de braços abertos".

Hoje, com o filho matriculado em uma escola com ensino inclusivo, Josiane conta que tudo melhorou. "Desde a socialização na escola e em casa, até a autoestima dele e a nossa", conta. De acordo com a terapeuta, Heitor se socializa melhor, toma iniciativa e é acolhido pelos colegas de classe.

"É uma escola onde pela primeira vez conseguimos ter acesso a inclusão, no sentindo real da palavra, com sala de recursos adequada, professor de educação especial que faz orientação dos outros professores e funcionários da escola, que é aberta ao atendimento dos profissionais que o acompanham como a equipe multidisciplinar", contou.

Fonte: A Cidade On